Saiba por que evitar a parafina nos fios

09:34


Se você ainda não conhece, a parafina é um derivado do petróleo presente em muitos cosméticos de tratamento para o cabelo que traz a sensação de hidratação, nutrição e emoliência aos fios, mas tudo com efeito passageiro e pouco duradouro. Ela cria no fio uma película protetora que protege das agressões externas, mas também impede que outros nutrientes ajam no cabelo.
Em primeira instância ela não faz mal, mas se você utilizar por muito tempo o mesmo produto que contém parafina, vai perceber que ele não faz mais o efeito que fazia antes. Então você o troca por outro que também contém parafina e acontece a mesma coisa, achando que o problema é a marca.
O que aconteceu, na verdade, é que seu cabelo está envelopado pela parafina. A película protetora formada não deixa mais nada entrar por ali. Quando seu cabelo chega a essa fase, é preciso largar os produtos com esse componente e utilizar shampoo antirresíduos, pois a parafina não é solúvel em água.
O shampoo antirresíduos fará uma espécie de “faxina” nos fios. Porém, é preciso recorrer a uma boa hidratação depois, pois ele tende a ressecar levemente os cabelos e, além dos resíduos, pode retirar também os nutrientes.

Quando utilizar o shampoo antirresíduos

  • Cabelos normais: semanalmente
  • Cabelos oleosos: semanalmente
  • Cabelos secos: 1 a 2 vezes ao mês
  • Cabelos tingidos: 1 vez por mês, pois retira o pigmento
  • Cabelos com alisamento temporário: o uso não é recomendado, pois retira os agentes alisantes temporários como, por exemplo, a progressiva. O shampoo não retira a química definitiva.
Se você está na luta pela transição capilar e deseja retirar dos seus fios outros resíduos além da parafina, o shampoo antirresíduos também é uma ótima opção.

You Might Also Like

2 comentários